Santa Mônica

Pirituba

Vigário Paroquial

Rua Felício Bottino , 95 , Jardim Santa Mônica

~~Em 1957, no Jardim Santa Mônica, ainda pouco povoado, foi dado inicio à construção de uma capela, uma comunidade de pessoas humildes: homens e mulheres se empenham na construção, e uma jovem mulher por nome de Lili, juntamente com o esposo se dedicaram com amor e carinho. Finalmente a capela ficou pronta e solenemente a imagem de Nossa Senhora de Fátima ganha seu lugar de santa padroeira, ela seria mediadora desta comunidade para o Senhor Jesus.
 A de Lili, uma família de fé no Evangelho de Jesus e atuante na Igreja, na vida dele, Santa Mônica já fazia parte, pois pela intercessão da Santa Lili se curou de uma grave enfermidade no ano de 1963-64 e fez uma promessa à Nossa Senhora, que apesar dos obstáculos iria levar Santa Mônica para a capela recém construída, e todos iriam conhecer a mãe de Santo Agostinho, uma grande intercessora das famílias, dos pobres e humildes.
 O primeiro de muitos obstáculos foi que não existia ainda no Brasil a imagem de Santa Mônica. Foram os padres Agostinianos que lhe deram um santinho o qual seria a réplica tão sonhada por Lili. Para ela não importava o preço e nem sacrifícios, contanto que os obstáculos fossem vencidos.
 Com ajuda de amigos conseguiu que daquele santinho fosse feita uma bela imagem levando as cores do arco-íris, que com o passar do tempo, ao ser restaurada, suas cores foram modificadas.
 Em meio a conversas que levam seu objetivo para os outros fins, Lili foi à Cúria, contou toda a história, inclusive uma música que fez para a santa que depois foi dado o nome de Hino à Santa Mônica e, hoje todos cantam nas novenas dedicadas à Santa. Na Cúria recebeu a bênção para divulgar a música e realizar o seu propósito.
Chegou o dia de levar a imagem para a Capela Nossa Senhora de Fátima. A procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima desceu a Avenida para se encontrar com a procissão que  conduzira a imagem de Santa Mônica: emocionada, Lili conta que o encontro das duas santas foi maravilhoso.
  A festa litúrgica transcorreu simples e bela, assim como é retratada a vida da Santa. No dia 27 de agosto de 2011 a então comunidade Nossa Senhora de Fátima é elevada à Paróquia Santa Mônica.
Esta comunidade, quase paróquia, que crescia com a chegada de novos moradores e abençoada por duas Santas Padroeiras: Nossa Senhora de Fátima, a titular, e Santa Mônica, a padroeira dos moradores do Jardim Santa Mônica. Em meio a esta realidade, chega o seu primeiro e futuro pároco, Pe. Vittorio Moregola, que rapidamente conquistou as pessoas para a proposta de Jesus e seu Evangelho. No dia 27 de agosto de 2001, numa missa solene presidida pelo Monsenhor Tarcísio Justino Loro Santa Mônica passou a ser a padroeira titular.

Paróquia Santa Mônica
Matriz Paroquial Santa Mônica