Santa Mônica

A A
Santa Mônica
PADROEIRO
27 de Agosto

Data da fundação

09/05/2001
Pároco
Padre Jaidan Gomes Freire

Setor

Pirituba

Vigário Paroquial

Endereço

 Rua Felício Bottino , 95 , Jardim Santa Mônica

Contato

 (11) 3904-5863
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira
13
00
17
30
Sábado
08
00
12
00
Breve história 

~~Em 1957, no Jardim Santa Mônica, ainda pouco povoado, foi dado inicio à construção de uma capela, uma comunidade de pessoas humildes: homens e mulheres se empenham na construção, e uma jovem mulher por nome de Lili, juntamente com o esposo se dedicaram com amor e carinho. Finalmente a capela ficou pronta e solenemente a imagem de Nossa Senhora de Fátima ganha seu lugar de santa padroeira, ela seria mediadora desta comunidade para o Senhor Jesus.
 A de Lili, uma família de fé no Evangelho de Jesus e atuante na Igreja, na vida dele, Santa Mônica já fazia parte, pois pela intercessão da Santa Lili se curou de uma grave enfermidade no ano de 1963-64 e fez uma promessa à Nossa Senhora, que apesar dos obstáculos iria levar Santa Mônica para a capela recém construída, e todos iriam conhecer a mãe de Santo Agostinho, uma grande intercessora das famílias, dos pobres e humildes.
 O primeiro de muitos obstáculos foi que não existia ainda no Brasil a imagem de Santa Mônica. Foram os padres Agostinianos que lhe deram um santinho o qual seria a réplica tão sonhada por Lili. Para ela não importava o preço e nem sacrifícios, contanto que os obstáculos fossem vencidos.
 Com ajuda de amigos conseguiu que daquele santinho fosse feita uma bela imagem levando as cores do arco-íris, que com o passar do tempo, ao ser restaurada, suas cores foram modificadas.
 Em meio a conversas que levam seu objetivo para os outros fins, Lili foi à Cúria, contou toda a história, inclusive uma música que fez para a santa que depois foi dado o nome de Hino à Santa Mônica e, hoje todos cantam nas novenas dedicadas à Santa. Na Cúria recebeu a bênção para divulgar a música e realizar o seu propósito.
Chegou o dia de levar a imagem para a Capela Nossa Senhora de Fátima. A procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima desceu a Avenida para se encontrar com a procissão que  conduzira a imagem de Santa Mônica: emocionada, Lili conta que o encontro das duas santas foi maravilhoso.
  A festa litúrgica transcorreu simples e bela, assim como é retratada a vida da Santa. No dia 27 de agosto de 2011 a então comunidade Nossa Senhora de Fátima é elevada à Paróquia Santa Mônica.
Esta comunidade, quase paróquia, que crescia com a chegada de novos moradores e abençoada por duas Santas Padroeiras: Nossa Senhora de Fátima, a titular, e Santa Mônica, a padroeira dos moradores do Jardim Santa Mônica. Em meio a esta realidade, chega o seu primeiro e futuro pároco, Pe. Vittorio Moregola, que rapidamente conquistou as pessoas para a proposta de Jesus e seu Evangelho. No dia 27 de agosto de 2001, numa missa solene presidida pelo Monsenhor Tarcísio Justino Loro Santa Mônica passou a ser a padroeira titular.
 

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Santa Mônica
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial Santa Mônica

Missas

Domingo
09
30

Sacramentos

Batizados

Informações na secretaria

Crisma

Informações na secretaria

Curso para noivos

Informações na secretaria

Primeira eucaristia

Informações na secretaria

Confissões

Agendar na secretaria