Santa Rita De Cássia

Diácono Permanente Antônio Gomes Mendonça

Vila Mariana

Praça Santa Rita de Cássia , 133 , Mirandópolis

A paróquia e a Igreja de Santa Rita de Cássia de Mirandópolis em São Paulo nasceram do ideal das famílias católicas deste bairro.
A 18 de abril de 1958 sob a autoridade do Exmo Senhor D. Paulo Rolim Louveiro então Bispo auxiliar da Arquidiocese, constituiu-se a primeira comissão que deveria empreender tão notável obra: aquisição do terreno e construção da nova igreja.

Com alegria afirmamos que esta paróquia se tornou objeto de predileção de S. Excia. D. Paulo Rolim Loureiro, cujo zelo apostólico se distinguiu em semear Igrejas nesta arquidiocese de São Paulo, nascendo a Igreja de Santa Rita de Cássia, também do maravilhoso lema: “Uma paróquia em cada Bairro”.

A comissão teve como assistente espiritual o Revmo. Padre Xavier Schmaderes da Igreja Santa Terezinha do Bosque da Saúde à cuja jurisdição pertenceu este Núcleo do bairro.
Padre Xavier foi incansável apóstolo, construindo desde o início o Templo Espiritual de todos os moradores de Mirandópolis.

Reunindo-se em diversas residências familiares para a celebração do culto e o santo sacrifício da missa, finalmente, a obra começou a funcionar numa capela improvisada no terreno à avenida Senador Casemiro da Rocha contíguo à área já adquirida pela comissão onde seria construída definitivamente a Igreja Matriz.

No dia 12 de abril de 1959 realizou-se a cerimônia do lançamento da pedra fundamental da nova igreja.
Padre Xavier foi substituído pelo padre Ezio, capelão do Carmelo e, posteriormente, pelo Cônego Olavo Braga Scardigno que às ordens de D. Paulo iniciou os serviços religiosos na capela provisória.

A 22 de maio de 1960 por decreto de S. Eminência Sr. Cardeal D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, e estando presente o Sr. Bispo auxiliar, D. Paulo Rolim Loureiro, autoridades, sacerdotes membros da comissão e grande massa de fiéis, em solene missa campal foi erigida a Paróquia de Santa Rita de Cássia, tomando posse com seu 1º Vigário o Cônego Olavo Braga Scardigno.

A 24 de dezembro de 1960 tenho como presidente da comissão o Sr. José Silva Araújo, engenheiro responsável das obras Dr. Ayrton Iabutti, o Cônego Olavo inaugurou o Salão Paroquial sobre o qual se ergueria o pavimento superior da Igreja.

Paróquia Santa Rita De Cássia
Matriz Paroquial Santa Rita De Cássia

Os dois primeiros domingos de cada mês às 10h.

Curso de Noivos: de acordo com o calendário anual da paróquia.