São Pedro Apóstolo

A A
PADROEIRO
29 de Junho

Data da fundação

11/02/1958
Pároco
Padre Jesus Andrade Silva

Setor

Vila Prudente

Endereço

 Rua Ibitinga , 838 , Vila Oratório

Contato

 (11) 2965-4127
 (11) 2965-0425
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira
08
00
18
00
Sábado
08
00
17
00
Domingo
08
00
12
00
Breve história 

Pelo final da década de 1930, início da década de 1940, uma imagem de S. Pedro Apóstolo foi trazida da Paróquia N. Sra. de Lourdes para a casa do sr. Antônio José Augusto situada na esquina da rua Pirassununga com a rua da Mooca.

Algumas pessoas ali se reuniam para rezar. Surgiu a idéia de se fazer uma capela para o Santo. Depois de muitos esforços as pessoas que se reuniam na casa do sr. José Augusto conseguiram comprar um terreno na rua Ibitinga e construíram a primeira capela.

Os cuidados da capela foram entregues aos Padres Estigmatinos da Paróquia N. Sra. do Bom Conselho. O padre encarregado foi o Pe. Vitório Nardon, pároco da Bom Conselho.

Em 25 de julho de 1943 pela iniciativa de vários leigos fundou-se na capela uma Comissão provisória com o nome de Associação São Pedro tendo como  finalidade,  ajudar o padre vigário no melhoramento da capela e nos vários trabalhos religiosos. As reuniões da associação passaram então, a serem feitas na própria capela. Aos poucos, mais e mais associados foram se juntando aos pioneiros, estabelecendo-se por fim  um Estatuto da Associação.

Os zelosos padres estigmatinos organizaram os serviços religiosos da capela e dirigiram sua atuação administrativa, até o momento em que ela se tornou Paróquia aos 11 de fevereiro de 1958 (primeiro centenário da aparição da Imaculada Conceição em Lourdes, França)  por determinação do sr. Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, cujo braço direito era seu bispo auxiliar por Dom Paulo Rolim Loureiro.

O primeiro vigário a quem foi confiada, em abril de 1959, a novel paróquia foi um padre belga  o  Pe. José Jeukens. Vários outros padres se sucederam à frente da paróquia.

Em 29 de janeiro de 1963 foi nomeado pároco o Pe. Francisco Manuel Vieira, que construiu este belíssimo templo.   Ele permaneceu nesta paróquia por 12 anos, sendo depois nomeado Vigário Episcopal da Região Leste I e por fim, sagrado Bispo de Osasco.

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São Pedro Apóstolo
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São Pedro Apóstolo

Missas

Segunda-feira
19
30
Quarta-feira
19
30
Sexta-feira
19
30
Sexta-feira
07
30
Sábado
10
00
Domingo
07
30
Domingo
10
00
Domingo
18
30

Sacramentos

Batizados

Preparação obrigatória para Pais e Padrinhos
das 15:45 às 18:00h.
Batizados depois da Missa
das 10:00h.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (ORIGINAL E XEROX)

Certidão de Nascimento da Criança
R.G. e Certidão de casamento do religioso dos pais
R.G. e Certidão de casamento do religioso dos padrinhos
R.G. e Certidão de Batismo dos padrinhos solteiros

Oferta mínima: R$ 70,00

Obs.: Marcar o Batizado no mínimo com 10 dias de antecedência.

Crisma

Ainda quando criança recebemos o Espírito Santo por meio do batismo com a finalidade única de nos tornar-mos Cristãos. No batismo recebemos o perdão do pecado original Herdado de nossos pais e quando adultos recebemos também o perdão de todos os pecados cometidos até aquele momento sendo assim plantada no coração do novo cristão a semente da Fé que ele deverá ter em Jesus Cristo, nosso único Salvador. Contudo, não basta apenas ter a semente plantada, ela deve crescer e dar bons frutos, mas para que isso aconteça o cristão deve confirmar seu batismo através do Sacramento da crisma, tornando-se verdadeiramente um soldado de Cristo.

A crisma é o sacramento da maturidade e faz parte da iniciação cristã juntamente com os sacramentos do Batismo, da confissão e da Eucaristia.  Por meio da crisma, recebemos os 7 dons do Espírito Santo sendo eles: Sabedoria,  Entendimento, Conselho, Ciência, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus; repetindo o ocorrido em Pentecostes (At 2,1-4).

Todo Cristão Católico deve receber o sacramento da crisma com o uso da razão, para isso a Igreja recomenda que o crismando tenha idade igual ou superior a 14 anos, contudo isso não proíbe jovens com idade menor de receberem esse sacramento, desde que esses crismandos tenham consciência e maturidade com relação a importância que a crisma terá em suas vidas.

Outro requisito para que o crismando receba o sacramento da crisma é ser batizado na Igreja Católica e ter recebido a Primeira Eucaristia. O fato de não ter recebido nenhum desses sacramentos também não os impedem de receberem o sacramento da crisma, uma vez que durante a preparação, os jovens ou adultos nessa situação, sejam preparados para receberem também esses sacramentos.

O período de preparação para receber o Sacramento da crisma é de 1 ano, e acontece todos os domingos após a Santa Missa das 10 horas no salão paroquial. No decorrer do ano são feitos alguns retiros e atividades em locais fora de nossa Paróquia, sendo avisado aos crismandos com antecedência.

Os encontros são realizados por uma equipe de catequistas compostas atualmente por 6 membros sendo eles: Wilder Passos (Catequista-Coordenador); Marina Meira, Ana Paula Rossi,  Victor Hugo, Seminarista Diego e Amanda Rios (Catequistas).

Venha você também fazer parte desta família tornando-se um grande Soldado de Cristo. Informe-se em nossa secretaria ou em sua paróquia, nossos telefones: 11 2965-0425 / 2965-4127 / 2021-6044 ou através dos e-mails crismasaopedro@gmail.com e/ou igrejasaopedro@terra.com.br .

Curso para noivos

Conheça nossa paróquia. Faça sua cerimonia de casamento na São Pedro Apóstolo.Informações na secretaria.

Primeira eucaristia

A nossa catequese inicia-se em fevereiro, com crianças entre 8 e 12 anos. Temos como objetivo preparar as crianças para receber o Sacramento da Eucaristia pela 1ª vez. Levá-las a crescer na fé em Jesus Cristo. Adotamos um livro, mas o principal instrumento da nossa evangelização é a Bíblia. Elas aprendem através da Bíblia a conhecer Jesus e os seus ensinamentos.

Os nossos encontros acontecem uma vez por semana com 2 horas de duração.

Quando são feitas as inscrições, os pais podem optar pelo melhor dia e horário para seu filho participar dos encontros. Estes podem ser as terças, quartas, quintas de manhã ou á tarde. De manhã os nossos encontros são das 8 às 10h, e a tarde das 15 às 17h.  Aos sábados temos as missas com as crianças às 10h.

No inicio do ano fazemos uma reunião com os pais para apresentação de catequistas, expor nossos objetivos, e levar os pais a entender que o principal da catequese é Jesus e que a verdadeira catequese começa em casa. Que eles, os pais são os seus verdadeiros catequistas.

Durante a preparação para a 1ª Eucaristia, elas participam de vários momentos importantes das celebrações, como: missa de Ramos, Semana Santa, dia das mães,  Coroação de Nossa Senhora, missa e procissão de Corpus Christi, dias dos pais,  Rosário Missionário, etc.

Uma vez por mês nós catequistas nos reunimos, onde junto com a coordenadora preparamos os nossos encontros. A secretária registra todos os acontecimentos em ata.

A nossa 1ª Eucaristia acontece no final do ano, geralmente dividimos em duas turmas. Este ano as datas ainda não foram definidas. Nós catequistas faremos uma reunião com o nosso pároco, Pe. Jesus para definirmos estas datas.

Confissões

Agendar na secretaria