"Comunidade de comunidades: uma nova paróquia"

O que é a Assembléia Geral?

Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembléia, órgão supremo da CNBB, “é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. Reúne-se ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando para fim determinado e urgente, sua convocação for requerida (cf. art. 31 Estatuto Canônico da CNBB).

De que trata a Assembléia Geral?

De assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização. (Estatuto Canônico da CNBB, artigo 29).

Quem participa?

O artigo 33 do Estatuto Canônico da CNBB diz que “todos os membros da CNBB são convocados para a Assembléia Geral”. Também podem ser convidados os bispos eméritos e bispos não-membros da CNBB, “de qualquer rito, em comunhão com a Santa Sé e tendo domicílio canônico no País” (artigo 106).


Neste ano, a 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil acontece em Aparecida, SP, de 10 a 19 de abril, e tem como tema "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia"

Leia aqui as principais notícias:

 

As coletivas de imprensa, que acontecem todos os dias às 15h, serão transmitidas ao vivo pelo Youtube